sábado, 19 de dezembro de 2015

Sobre Abu Dhabi


Complicado começar a postar sobre minhas andanças aqui sem falar um pouco sobre o lugar onde vivo. Então vamos lá!
Sou casada há 5 anos e meio e meu marido recebeu uma proposta de trabalho em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos (país árabe localizado no Golfo Pérsico). Sim, Abu Dhabi! A primeira vez que ouvi falar de Abu Dhabi foi em 2010 e tive que fazer uma pesquisa, nunca tinha escutado falar. O mais engraçado é contar para as pessoas sobre o nosso novo destino. A reação na maioria das vezes é divertida, de dúvidas e desconfianças e sempre acham que moramos em Dubai, mas não, é Abu Dhabi mesmo! O Diário de Polly* tem um post muito legal sobre isso. Foi nele que eu descobri onde o filme Sex and the City 2 realmente foi filmado. Como assim??? (clique aqui para conferir).

Sobre o país. 

Emirados Árabes Unidos: é composto por 7 Emirados (união de monarquias árabes, cada qual com sua autoridade, soberania) que faz fronteira com Omã e Arábia Saudita. 

Mapa com a localização dos Emirados Árabes Unidos (Pontinho vermelho)

Os 7 Emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. Abu Dhabi é a capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.

Emirados Árabes Unidos no mapa.

Mapa que mostra localização de Abu Dhabi e Dubai.

O Islamismo é a religião oficial e mais popular do país. Respeitar o Islã é obrigatório e os Emirados são considerados abertos e tolerantes com outras religiões. Os muçulmanos fazem uso de vestimenta tradicional. A maioria das mulheres vestem abaya (vestido preto e longo) com lenço na cabeça (hijab ou niqab) e os homens usam na cabeça um lenço chamado Ghutra e vestem  uma espécie de túnica na maioria das vezes branca. Vale lembrar que essas vestimentas típicas não são obrigatórias para estrangeiros e não muçulmanos neste país (outros países a vestimenta é obrigatória, portanto, cuidado!), mas pedem que as pessoas utilizem roupas respeitosas, que não marquem muito o corpo, que não mostrem decote, ombros e tampe os joelhos. O que vale aqui é usar o bom senso e saber respeitar, já que estamos vivendo em um país que tem a cultura tão diferente da nossa. Diário de Polly* escreveu sobre a vestimenta tanto das muçulmanas quanto da nossa. Vale a pena conferir como se vestem as muçulmanas e  eu preciso usar burqa? 

Confesso que o começo foi bem difícil, não pela cidade mas por todas as coisas que temos que deixar pra trás e até mesmo pela adaptação pois é tudo muito diferente e até a gente se encontrar aqui e definir uma rotina leva tempo. Sim, eu sei, foi minha escolha e pesei tudo isso antes de vir e já sabia dos possíveis obstáculos.  Conversando com algumas brasileiras que vivem aqui percebi que isso é bastante normal. Ufa! Mas com o tempo as coisas vão se ajeitando (já estão) e vamos encontrando nosso espaço por aqui. 

Por enquanto posso dizer que o balanço final é bem positivo. Aqui encontramos tranquilidade, segurança e um lar. :)


* Diário de Polly é o blog de uma amiga brasileira que tive a honra de conhecer aqui. Gosto muito de como ela escreve e irei compartilhar muitas coisas aqui com vocês, pois sempre tem algo novo que aprendo por lá.
 











11 comentários:

  1. Que legal gostei ,e gostei mais ainda que vocês estão contente e feliz e isto que importa vai melhorar mais ainda Deus estão com vocês bjss estou torcendo por vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela Visita e por estar torcendo por nós Cleusa! Beijão! :)

      Excluir
  2. Parabéns pelo Blog! qualquer dia iremos visitar vcs!

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! Vamos visitar vocês um dia hein?!

    ResponderExcluir
  4. Rê que bacana esse registro!!!! Faz um das mesquitas sim, são lindas!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sim! Já fiz a visita, agora vou escrever! Obrigada por conferir meu blog! :D

      Excluir
  5. Isso de se vestir respeitosamente acho muito válido e importante. Em compensação muitas mulheres aqui no Brasil não se dão ao respeito.

    ResponderExcluir