sábado, 20 de fevereiro de 2016

Incêndio no meu prédio



Depois que teve aquele triste incêndio no prédio em Dubai no ano novo, me perguntaram como eles agiam aqui. Sempre ouvi dizer que eles são muito eficientes e rápidos com incêndios. Abu Dhabi e Dubai tem prédios muito altos, todos com detector de fumaça e sistema de alarme. Volta e meia escuto pessoal de outros prédios falando que o alarme tocou pois tinha alguém fumando dentro do apartamento. Alguns prédios não tem varanda e as janelas não abrem, aí as vezes a fumaça do cigarro pode acionar o alarme. Eu nunca presenciei isso.

No meio de Janeiro comecei a fazer aulas de aeróbico, cheguei cansada e cheia de dor no corpo. Escutei um barulho estranho e perguntei pro Thiago se era o alarme e ele disse que não. Umas 23h nós deitamos pra dormir, escutei barulho na rua de ambulância e falei pra ele de novo se não era aqui. Ele disse que não e eu dormi. Acordei super assustada com barulho muito alto de alarme e uma voz eletrônica falando para evacuar o prédio. Sabe quando você acorda sem entender o que está acontecendo, não reconhece onde está? Foi exatamente isso que aconteceu. Acordei muito assustada, coração estava super acelerado, abri a porta e vi um pessoal correndo no corredor, entrei assustada e fui olhar a varanda e vi umas luzes azuis piscando do lado de fora, gritei pro marido que tinha alguma coisa errada acontecendo e ele berrou de volta: Corre que é fogo de verdade! Um amigo nosso que mora aqui ligou avisando o que estava acontecendo e saímos correndo. Gente, é surreal a adrenalina de medo, de não saber o que faz, pra que lado correr. Lembro que as únicas coisas que eu pensei foi salvar uma roupa, arranquei o pijama correndo e enfiei uma roupa e falei pro Thiago pegar a Nina, minha gata. Quando saímos no corredor do apartamento já não tinha mais ninguém. Chegando no térreo os bombeiros estavam entrando correndo, mas não tinha sinal de fumaça pelo caminho. Todo mundo lá embaixo, gente de pijama, roupão, toalha na cabeça, gente segurando gato, cachorro. Em menos de uma hora os bombeiros voltaram e liberaram a nossa entrada de volta. Eles foram extremamente rápidos! Pelo que entendi, alguém jogou coisa de fumo sem apagar direito no lixo. No meu prédio tem aquelas portas com abertura para jogar o lixo que já cai direto em um compartimento. A sala do lixo e essas portas são contra fogo, mas como é um buraco, pegou fogo no lixo e a fumaça subiu muito rápido para os andares. Ninguém machucado e nada foi estragado. Eles foram realmente muito ágeis no processo. Acho que posso dormir mais tranquila a partir de agora. Só tenho que lembrar de não escolher um andar muito alto se eu um dia mudar de apartamento. Descer as escadas com dor no corpo do 9º andar é fácil, mas se eu morasse no 68º andar, nem consigo imaginar como seria.

Brincadeiras a parte, eles realmente são muito cautelosos quando o assunto é fogo. Achei legal dividir essa experiência com vocês.



Marido com a Nina aguardando pra voltar pra casa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário