sábado, 5 de março de 2016

Clima em Abu Dhabi: Inverno Chegou!!

O clima em Abu Dhabi é árido subtropical, quente e ensolarado a maior parte do ano. O verão é de Junho a Setembro com temperaturas altas que ultrapassam os 45ºC e a sensação térmica ultrapassa os 50ºC. As altas temperaturas com o clima úmido fazem aqui parecer uma sauna durante o verão e poucas pessoas conseguem se arriscam a andar pelas ruas. 

  • Fato curioso.1: o sol é bastante forte e usamos óculos de sol o tempo todo, quando colocamos o óculos e saímos na rua, eles embaçam na hora! Sabe quando você está cozinhando com óculos de grau, abre a panela perto do rosto e pá! Embaça tudo? É a mesma coisa quando sai na rua nos dias que a umidade está muito alta. É divertido! hahahaha. 
  • Fato curioso.2: mesmo o sol aqui sendo 10x mais forte e a temperatura mais alta, parece que não queima igual ao Brasil. Em SP quando andava de regata pela rua uns 20 minutos, já ficava com a marca da roupa, aqui mesmo na praia eu não fico com a marca fácil, aliás nem bronzeada eu fiquei na época que estava indo bastante para as piscinas e parias. Ainda não sei o motivo, vai ver a camada de ozônio funciona melhor aqui. É a minha impressão, não sei se todos concordam. 
  • Fato curioso.3: A roupa mesmo durante o verão deve ser respeitosa, o que significa que é melhor cobrir os ombros e joelhos. Quando está muito quente e eu uso regata, eu sempre carrego comigo uma echarpe para cobrir os ombros e já ajuda a proteger pois dentro dos lugares está sempre gelado. 

Tem ar condicionado em qualquer local fechado, inclusive alguns pontos de ônibus. Você só anda na rua entre o carro/taxi até a porta do destino e em passeios ao ar livre, mas todo o resto tem ar e fica tudo muito gostoso. (Que Deus abençoe a pessoa que inventou o ar condicionado, amém!). Casas e apartamentos todos com ar condicionado, está repetitivo mesmo, adoro escrever ar condicionado! Ar condicionado e ar condicionado! Hahahaha. O meu prédio, por exemplo, tem ar central e eu consigo controlar a temperatura de todos os cômodos. Marido calorento, apartamento está sempre gelado, a gente dorme com edredom e eu vivo enrolada em coberta no sofá. Durante o verão a gente raramente abre a varanda, caso isso aconteça dura uns 5 minutos (eu não consigo mais do que isso).



Ponto de ônibus com ar condicionado. 


Aproveito esse post para avisar todos que acham que minha gata super peluda sofre aqui com calor. Se tem um lugar que ela não sofre, com certeza é aqui! Quando abro a varanda e ela sente o bafo quente, ela volta correndo e não vai pra fora. O ar condicionado nunca desliga, então ela nunca passou um dia de calor aqui. Já em São Paulo no verão a bichinha ficava super amuadinha e jogada pelos cantos. Aqui ela está segura e protegida. ;)


O inverno, ao contrário do Brasil é de Dezembro a Março com temperaturas deliciosas que variam de 24ºC à 19ºC, podendo chegar à 16ºC a noite. Estamos agora na melhor época do ano. Finalmente o inverno chegou!!!! Já está indo embora de tanto que demorei pra postar sobre ele! hahaha Com ele chegaram também os ventos gelados, a temperatura fresquinha com direito a um casaquinho para vestir a noite, ar fresco, nuvens, garoa de 5 minutos com meia dúzia de pingos, dias cinzas e nublados, mais saídas para a rua, vestir blusa de frio de verdade a noite por causa do vento frio, flores pelas ruas...  O que? Flores? Mas não é primavera!




Canteiros com flores pelas ruas de Abu Dhabi.



Pois é, flores! Eu sei que muita gente vai dizer que flor no inverno é normal, mas eu nunca imaginei ver flor em um país deserto, quem dirá no inverno! Fiquei super surpresa quando comecei a encontrar flores nas ruas, na borda das calçadas e enfeitando os pontos turísticos. No verão eu fiquei me perguntando como seria viver em um país que nem no calor tem flores pra dar uma alegrada no ambiente e me encantei ao vê-las pelas ruas agora que o inverno chegou. Que bela surpresa!


Flores :D




Essa última foto é de Corniche, uma avenida que tem aproximadamente 9km de extensão, com um calçadão que beira o mar, com ciclovia e bastante espaço para caminhar, patinar, passear... É bem gostoso, mata minha saudade de quando era criança e ficava andando pelos calçadões das praias de São Paulo. Eu não andei por Corniche durante o verão, já sabem o motivo, mas tenho feito caminhadas lá agora que o clima está muito gostoso. Precisava tomar vergonha na cara pra correr lá, isso sim!




Corniche, foto minha.


Corniche, foto do google.



Estamos aproveitando também para experimentar os restaurantes que tem mesas do lado de fora já que durante o verão essas áreas ficam fechadas. A noite, dependendo do local, principalmente se for perto do mar, faz tanto frio que nos restaurantes eles colocam aquecedor (uma espécie de tocha com fogo) perto das mesas. Faz frio de verdade! Estou amando!


Foto ruim dos aquecedores no meu restaurante preferido, Prego's (Italiano).

Não vou prolongar mais pois já escrevei demais! Caso tenham perguntas, deixem nos comentários que eu respondo. Se planejam visita aos Emirados Árabes sem verão, agora já sabem a época que devem evitar. Enquanto isso vamos aproveitando para andar mais, fazer exercício na rua, jantar e almoçar em áreas descobertas. Cada dia gosto mais desse país. E você? Encara temperatura de 52ºC?


2 comentários:

  1. Que demais Re! To amando ler seus textos e conhecer um pouquinho daí. Escreve mais!! haha To com saudades! Beijos! Raquel =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, muito obrigada pela visita!

      Vou continuar escrevendo, pode deixar! Também estou com saudades. Beijos!

      Excluir